Dicas para noivos

Frequentemente sou perguntado por noivos e noivas, se existe alguma recomendação referente à fotografia de casamento. Se o local que eles devem escolher deve ou não ter algum determinado tipo de iluminação, ou se existe um tipo certo de maquiagem, ou se eles devem se comportar de alguma determinada maneira, se devem olhar ou não para a câmera, etc.

Não há respostas definitivas para estas questões, tudo depende de diversos fatores.

Portanto, baseado em experiências anteriores, preparei este texto com algumas dicas para que você tenha fotos de seu casamento das quais você pode se orgulhar!

1. Escolha um fotógrafo de casamentos com o qual você se identifique.

Tenha certeza de que o estilo de trabalho do fotógrafo escolhido por você, esteja em sintonia com o que você espera. Tenham em mente, que talvez o fotógrafo seja a pessoa com que os noivos irão passar a maior parte do dia do seu casamento! É essencial que vocês se identifiquem com esse profissional, caso contrário, isso irá transparescer nas suas fotos.

Se existem determinadas fotos que você deseja que sejam feitas, discuta isso com seu fotógrafo antes do casamento, assim seu fotógrafo estará preparado para conseguir aquelas fotos que você quer. Leve em consideração o estilo de trabalho do seu fotógrafo, se for fotojornalismo, não espere que ele irá dirigir cada foto clicada.

2. O seu astral é MUITO importante.

Relaxe. Este é o dia mais importante de sua vida. Neste momento, tudo que você deve fazer é deixar rolar, permita que  as pessoas contratadas para o seu casamento cuidem para que tudo saia como você planejou. Os maiores causadores de stress no dia do casamento são as falhas de organização. Quanto mais bem planejado for o seu dia, menos stress ocorrerá. Para isso, contrate bons profissionais para lhe assessorar, programe uma manhã relaxante (sem tarefas) e esteja preparada para  os famosos “planos B”, caso algo der errado.

Mesmo assim, por mais bem planejado que tenha sido o seu casamento, alguma coisa, invariavelmente, sai diferente do programado. Não surte! Entenda que isso faz parte do evento, e que o mais importante nesse momento, é que você estará casando com a pessoa mais importante de sua vida! Então não deixe que pequenos contratempos arruinem esse dia. Ninguém vai perceber se está faltando um lacinho colorido nas lembrancinhas, ou se o seu bouquet veio com a cor um pouco diferente daquela que você escolheu, mas se você estiver chateada com alguma coisa, todos vão perceber e isso irá aparecer nas fotos também.

UPDATE: Lembrei de mais um ponto importante (abaixo), então estou enxertando aqui no texto…

Making Of (ou “getting ready”) da noiva.

Na grande maioria das vezes, o MO (Making Of ) é durante o dia, se o casamento é a noite, o MO acontece no final da tarde. Portanto, ainda temos a luz do dia para trabalhar o MO. A luz do dia é a melhor, pois ela é de coloração neutra e suave. Quando escolher o local de seu MO (na sua casa, hotel, ou salão de beleza), dê preferência a locais onde a luz natural é abundante. Peça a seu maquiador e cabeleireiro para posicionar a cadeira (se possível) próximo à uma janela.Quanto mais luz, melhor.

É claro que, quando isso não é possível, o making of pode ser feito sob luz artificial, além disso, sempre há o flash. Estas recomendações visam orientar para o melhor aproveitamento possível dos horários e locais.

3. Horário da cerimônia.

Você pretende se casar de dia, ou de noite?

Se for durante o dia, escolha um local em que a luz natural seja abundante, suas fotos ficarão lindas! Se a cerimônia for por volta do meio-dia, certifique-se de que o local escolhido para a cerimônia esteja em um local sombreado, pois a luz será mais amena e agradável. Se for no final da tarde, marque a cerimônia para um horário em que ainda haja luz suficiente para algumas fotos após a cerimônia. O pôr do sol rende fotos deslumbrantes, é a hora perfeita para retratos dos noivos.

Se você irá se casar de noite, não se preocupe, explique para o seu fotógrafo como é o local. Ele provavelmente lhe fará algumas perguntas referentes à luz ambiente, etc. Um bom profissional estará preparado para qualquer situação de luz, seja ela boa ou ruim. Portanto, certifique-se de que você escolheu o fotógrafo certo para o seu tipo de casamento. Peça a ele para lhe mostrar algumas fotos em locais semelhantes, se não no mesmo local em que você irá se casar.

4. Momentos-Chave

Existem aqueles momentos que todo casamento tem, como a entrada da noiva, a troca de alianças, o beijo, a primeira dança, a hora do bouquet, etc. Estes momentos precisam ser retratados da melhor forma possível e para que isso aconteça, tenha em mente que o seu fotógrafo precisa de tempo e posicionamento para isso. Na troca de alianças, lembre-se de fazê-la com calma, fique na posição por alguns instantes, e não deixe os seus dedos esconderem o anel. No beijo, que normalmente é um “selinho”, segure por uns poucos segundos.

5. Olhar ou não para a câmera?

Depende do momento. Se você estiver interagindo com alguém, não olhe, esqueça que há um fotógrafo ali. Mas se você estiver dançando, não custa de vez em quando, dar um sorrisinho para a câmera!! Emoções, sorrisos e expressões rendem ótimas fotos.

6. Luzes do DJ e fumaça

As luzes do DJ são os elementos visuais que dão vida à sua festa. Quanto mais colorido for, mais interessantes serão as fotos. Eu pessoalmente não gosto daquelas luzes intermitentes que vem de cima, na vertical, pois é muito difícil de se controlar como será a luz para o ajuste da câmera. Eu prefiro quando as luzes vêm das laterais, pois assim posso utilizá-las em minha composição (os spots de luz aparecerão no quadro, dando um efeito muito bonito).

Aquela luz estrobo branca (que simula o efeito do flash da camera) sob o ponto de vista fotográfico, ela é simplesmente uma luz acesa. Ou seja: Quando a foto bate no momento em que ela esta acionada, a foto está destruída pois sairá super exposta (toda esbranquiçada), quando a foto bate no momento em que ela está apagada, você tem a foto. Então pra quem gosta daquele estrobo muito forte e dominante na pista, lembre-se que ele irá ceifar boa parte de possíveis fotos boas da pista de dança.

A fumaça é um efeito muito legal, mas tem que ser usado com critério. Se a pista de dança for pequena, em um ambiente fechado, aquela fumaça ficará presa ali e vai demorar um pouco para se dissipar. O resultado disso é que as fotos sairão sem contraste, opacas. Uma boa analogia é a dos faróis do carro na neblina, quando você liga o farol alto, a luz reflete na névoa e a torna opaca, ficando impossível de se ver através dela. Portanto, instrua os profissionais da iluminação a não usar MUITO a fumaça, um pouquinho de vez em quando, fica lindo, pois a luz colorida tinge a fumaça dando belos efeitos.

7. Videógrafos

Normalmente fotógrafos e videógrafos trabalham em conjunto e se dão bem. Porém, há uma “disputa” natural por ângulos. Os bons profissionais (tanto da foto quanto do vídeo) procuram se respeitar e alternarem-se nos posicionamentos, para que todos tenham as imagens necessárias. Mas em alguns casos, isso não ocorre tão suavemente assim. Converse com o seu fotógrafo e o seu videógrafo para saber o estilo de cada um, para que nem as fotos nem o vídeo saiam comprometidos. Outro fato normal de um evento com foto e vídeo, é que um sairá nas imagens do outro. Caso isso incomode a você, recomendo que contrate apenas um serviço, ou foto, ou vídeo.

8. Aproveitem

Este é o dia dos noivos, aproveitem da melhor forma possível.  A troca de olhares entre você e seu noivo, sorrisos, carinhos, beijos, são os momentos que o seu fotógrafo está esperando para disparar a câmera. Não se acanhem em demostrar o quanto vocês se amam! O fotógrafo agradece!

Do que me lembro, é só isso por enquanto. Se eu lembrar de algo mais, vou atualizando o texto.

Espero que estas dicas sejam de valia a você, que está planejando este dia tão importante.

Caso alguém  tenha algo à acrescentar a esta pequena lista de dicas, por favor, comentem! As dicas legais vou agregando ao texto!

Um abraço,

Ricardo Büchner

Menu