Ricardo Büchner Álbuns » Álbuns artesanais, revestidos em tecido.

Dicas

Dicas úteis para escolher as fotos para o seu álbum

 

Não é todo dia que escolhemos fotos para o nosso álbum de casamento. Então é natural se sentir desorientado nesta hora. Com a chegada das câmeras digitais, recebemos muito mais fotos do que na época do filme. Eu mesmo, entrego por volta de 1.500 fotos, às vezes mais. São tantas fotos do mesmo momento, que quase sempre não sabemos qual escolher, pois são todas boas, que dá até preguiça de separar aquelas cento e tantas fotos para serem incluídas no álbum.

Infelizmente, o álbum tem uma limitação física, e temos de abrir mão de fotos que adoramos em detrimento de outras que gostamos mais, ou que são mais importantes para contarmos a história do casamento através de imagens. Eu então resolvi escrever este texto, para ajudar neste momento difícil na vida do casal (rs… brincadeira, gente). Vou dar algumas dicas, sugerir um programa para ajudar a escolha, e também algumas orientações.

 

Decidimos fazer o álbum de nosso casamento. O que devo fazer primeiro?

Na minha opinião, eu acho que a primeira coisa a se fazer é escolher as fotos. Assim você faz o que é mais difícil primeiro. Depois vem a parte boa, que é encomendar o álbum já sabendo quantas páginas terá de optar (pois isso irá depender da quantidade de fotos escolhidas). Sempre é bom ter uma orientação e ajuda de algumas ferramentas para fazer as melhores escolhas. Tenha em mente que você precisa refinar a sua escolha para no máximo, 175 fotos.  Se no seu casamento teve photobooth, recomendo que escolha 32 fotos (16 por página) do photoboo. Assim dá para montar um mosaico interessante.

 

Como o álbum deve ser?

Imagine um álbum, como uma história em quadrinhos “muda”. Disse isso para fazer uma analogia ao cinema mudo, que tinha que se comunicar através da imagem exclusivamente. Com o seu álbum será a mesma coisa, as fotos que você irá escolher contarão a história daquele dia. Para tal, é preciso levar em conta alguns fatores, que são:

Cronologia, mensagem, situação e propósito. Estes itens não estão aqui listados em ordem de importância. Todos são importantes, e uma foto escolhida não precisa necessariamente ter TUDO isso contido numa única imagem, mas TODAS as fotos escolhidas precisam sim, ter AO MENOS uma das características listadas aqui. Vou explicar um a um para o entendimento de todos.

 

Cronologia

Esta é autoexplicativa. Não se trata de uma característica de uma foto isolada, mas do conjunto total das fotos que foram selecionadas por você. O que isso significa? Para que a história do seu casamento seja contada, é necessário que toas as fotos consigam retratar o que aconteceu naquele dia. Um erro muito comum, é quando recebo as fotos escolhidas e não consigo diagramar o álbum porque falta um pedaço da história, há um vácuo ali que, para o diagramador que tem TOC (transtorno obsessivo compulsivo – que NÃO é o meu caso, rs) fica impossível conseguir diagramar um álbum com aquele “buraco” na história!

Tente então dividir as suas escolhas pelos temas mais óbvios: making of, cerimônia e festa. E a partir daí fazer sub-divisões dentro destes quatro temas. Eu ajudo, vamos lá:

 

Making of da noiva / Making of do noivo

  • Detalhes (vestido, sapato, brincos, acessórios, alianças)
  • Maquiagem (noiva sendo maquiada, madrinhas observando, etc)
  • Cabelos
  • Brinde (noivas com madrinhas, mãe, etc)
  • Se vestindo (fechando o vestido, colocando o sapato)
  • Miscelânea (toda e qualquer outra foto importante que não esteja dentro dessa classificação que fiz acima, pois o que fiz foi apenas um direcionamento, não uma regra rígida). Lembrando que para o making of do noivo também tem os passos semelhantes a estes descritos acima (detalhes, brinde com amigos, se vestindo…)

 

Cerimônia

  • Detalhes da decoração da igreja / fachada
  • Preparativos na porta antes do início
  • Chegada da noiva/descendo do carro
  • Entradas (noivo, noiva, pajem, daminha)
  • Bênçãos
  • Troca de alianças
  • Beijo
  • Comprimentos dos padrinhos (opcional)
  • Saída da igreja
  • Chuva de arroz, bolinhas de sabão, etc
  • Ensaio dos noivos (pré ou pós cerimônia)

 

Festa

  • Detalhes da decoração / fachada
  • Mesa do bolo / doces
  • Brinde com padrinhos
  • Primeira dança
  • Fotos formais com pais e padrinhos
  • Corte do bolo / brinde dos noivos
  • Balada / fotos com amigos na pista
  • Jogando o buquê / whisky

 

Utilizando a orientação acima já é possível escolher as fotos sem deixar um buraco intransponível para o diagramador, rs. Agora nos próximos passos, mostrarei alguns critérios a serem adotados para que vocês escolham as melhores fotos. Estes critérios são bons para o “desempate” quando diversas fotos dizem a mesma coisa e você não sabe por qual optar.

Você está olhando 1.500 fotos e já não sabe mais o que fazer. Gosta e todas, e não tem como diminuir as 753 fotos que você escolheu, rs. Comece a se fazer algumas perguntas que serão importantes para a inclusão ou não de uma foto. Vamos em frente…

 

Mensagem

A pergunta a se fazer é: “O que esta foto conta?” ou “qual é a mensagem que esta foto passa?” Se a resposta é importante, provavelmente é uma foto boa, candidata para entrar no álbum. O problema é que quase todas as fotos irão passar alguma mensagem importante, então, qual é a mensagem que deve ser considerada, e qual deve ser descartada? A mensagem a ser considerada é aquela que passe uma mensagem relevante para a história sendo contada no álbum. Fotos com emoções como olhares, sorrisos, lágrimas, são excelentes para se passar a mensagem de tensão pré-cerimônia. E isso vale para todo o álbum.

 

Situação

Vamos tomar alguns exemplos nos filmes, séries e novelas que vemos diariamente: sempre que vão mudar de cenário, para situar o expectador, eles na grande maioria das vezes fazem uma tomada da fachada do prédio onde a próxima cena irá acontecer. Em seguida as cenas se desenrolam no interior daquele ambiente. Para o álbum do seu casamento, este recurso é muito importante, já que não há texto. Imagens da fachada do local do making of, da igreja e da festa são ótimas para iniciar “capítulos” no álbum, indicando que uma nova etapa da história está prestes a iniciar, situando quem o vê.

Não só fachadas são úteis para isso. Detalhes da decoração, acessórios da noiva/noivo, closes de objetos, etc.

 

Propósito

Afinal, aquela foto tem alguma razão para estar entre as cento e poucas felizardas eleitas para figurar entre a elite das fotos (rs…)? Esta foto precisa fazer por merecer para entrar no álbum. Ela precisa de um propósito. Este propósito está entremeado com as características descritas acima, pois normalmente é alguma situação interessante, ou engraçada, que ocorreu no casamento, que talvez esteja fora de contexto na história a ser contada, mas que de tão interessante é aquele momento, que ela merece ser incluída no álbum.

Normalmente o propósito para aquela foto estar entre as eleitas é uma emoção forte, ou uma situação inesperada, ou engraçada, um flagrante…

Agora você já sabe quais critérios são importantes pra deixar todas aquelas mil quatrocentas e tantas fotos tristes, chorando porque não alcançaram o estrelato. Chegou a hora de por a mão na massa e fazer as suas escolhas. Para isso, você vai sentar na frente de seu computador com todas aquelas fotos listadas, e vai começar a abrir uma por uma, e anotar num papelzinho os números/nomes de cada foto? Negativo! Para isso existe o Picasa!

Para quem não conhece o Picasa, ele é um programa gratuito da Google, específico para escolher fotos. Ele faz mais coisas, mas o que interessa pra gente é isso mesmo. Você abre a pasta em que estão as suas fotos em alta resolução/coloridas, e poderá visualizar uma a uma.

Enquanto você as visualiza, pode marcar com uma a cinco estrelas, e ir passando a diante. Recomendo que você faça uma primeira filtragem utilizando uma estrela. Feito isso, você pode indicar no Picasa, que quer visualizar APENAS as fotos com UMA estrela (nesse momento você já filtrou para fora todas aquelas fotos que estão sem estrela alguma). Visualizando apenas as com uma estrela, você começa o processo novamente, agora marcando com 2 estrelas, e aí filtra através da visualização somente as 2 estrelas e assim sucessivamente até você atingir o número ideal de fotos que quer no álbum.

Atenção: nenhuma foto será deletada, elas serão apenas ocultadas pra você no Picasa. E você pode alternar a exibição entre as estrelas, ou exibir tudo novamente para rever as suas escolhas.

 

Espero ter ajudado vocês a escolherem as fotos para o seu álbum!

 

Boa edição!